Primeira Eucaristia: Roteiro para Missa de Primeira Comunhão Eucarística

quarta-feira, 9 de abril de 2014 21 comentários
ACOLHIDA – Entrada das Crianças
Irmãos e irmãs sejam bem vindos a esta Santa Missa de Primeira Comunhão Eucarística.
É com grande alegria que queremos hoje, celebrar este grande momento de ação de graças.
Hoje a nossa comunidade se encontra em festa pela vida destas crianças que irão receber pela primeira vez, o Corpo e o Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo vivo na Santa Comunhão, e por suas famílias e catequistas que contribuíram nesta longa caminhada que fizeram até aqui. Em ação de graças, peçamos a Deus que este primeiro passo que estão dando hoje, seja, um de muitos que irão dar ao encontro do Cristo Eucarístico.
E agora, nós queremos receber as crianças, que vêm trazendo em mãos um barco.
Barco este que simboliza a vida de fé dos cristãos. Com este barco, nós relembramos de todos os chamados que Jesus fez e faz a tantas pessoas. Este simboliza nossa vida, nossa caminhada com Jesus.
Neste momento, vamos receber os ministros, coroinhas e o presidente desta celebração.
Música: Meu Barquinho.

ATO PENITENCIAL
E o nosso canto de perdão é: Senhor, confesso.

GLÓRIA
Glorifiquemos à Deus pai, cantando: Glória a Deus, trindade.

LITURGIA DA PALAVRA
A palavra de Deus é uma bússola que norteia os nossos caminhos. Fiquemos atentos à mensagem que o Senhor quer nos transmitir. Ele vai falar conosco.
Queremos neste momento receber a Sagrada Escritura, palavra viva de Deus, cantando: Quero levar esta bíblia.

ACLAMAÇÃO DO EVANGELHO
A Bíblia esteve presente nestes dois anos de caminhada, mas é necessário que esteja presente em todos os momentos de nossas vidas. Nela está contida a Palavra de Deus. Que Tua Palavra, Senhor seja lâmpada para os nossos passos e luz em nosso caminho.
Vamos ficar de pé, para ouvir com atenção o evangelho e cantemos: Dá-me a palavra certa.

OFERTÓRIO
Tudo o que recebemos de Deus é graça, tudo é dom... Todos nós temos uma obra-prima para ofertar: a nossa vida! Ela é a nossa grande riqueza. Num gesto de gratidão, vamos partilhar um pouco do que somos e temos, ofertar a nossa vida, os dons, a caminhada, o testemunho, o amor, a dedicação dos catequizandos e das catequistas e como oferenda agradável, suplicando que se transforme cada vez mais em vida a serviço da justiça e da paz.
Os catequizandos trarão ao altar alguns objetos que representam as suas ofertas a Deus.
Ofertando o PÃO, nós relembramos que Jesus é o pão vivo descido do céu. Pão que sacia a fome, que serve de alimento físico e espiritual para cada um de nós.
Com o VINHO nós queremos recordar o amor de Cristo, que se entregou numa cruz por nós. O PÃO E O VINHO juntos, em breve serão consagrados e transformados no corpo e Sangue de Jesus Cristo.
As FLORES representam todos os sentimentos de amor, carinho, respeito, os momentos de lazer, a alegria repartida e a amizade cultivada nesses 2 anos de catequese.
Trazendo o CHINELO, nós queremos dar graças à Deus por toda a caminhada. Caminho este que exige dedicação tanto do catequista quanto do catequizando.
O LIVRO DE CATEQUESE representa a caminhada, o testemunho, o amor, e a dedicação dos catequizandos e das catequistas durante a catequese.
E nós queremos receber também um CARTAZ, com a foto de uma família, representando a unidade. Os pais são os primeiros catequistas de seus filhos, pois é na família que a criança faz a primeira experiência de Deus.
Em volta da foto, temos os nomes de todas as crianças e das catequistas, como forma de agradecimento pela dedicação de todos. Que o Senhor Jesus sempre os ilumine em todos os passos de vossas vidas.
Com alegria, cantemos: Ofertar nossa vida queremos.

PROCISSÃO DA EUCARISTIA
É chegado o momento mais importante da celebração. Pela primeira vez estas crianças irão receber Jesus na eucaristia, o grande Mistério da nossa fé.
E o nosso canto de comunhão, será: Eu vim para que todos tenham vida.

AÇÃO DE GRAÇAS
Neste momento as crianças entregarão para os pais uma foto, seguido de um abraço bem forte.
Ainda em ação de graças, cantemos: Vou cuidar da minha família.

AGRADECIMENTOS
Agradecemos a todos os que colaboraram e se dedicaram para esta celebração, em especial: ao Frei, aos Ministros e Coroinhas, aos Catequistas, e aos Músicos.
Agradecemos a vocês, queridos pais, que durante esses dois anos depositaram sua confiança na nossa comunidade e em nossas catequistas. A Primeira Comunhão que os filhos de vocês receberam hoje é apenas o início de uma amizade com Jesus para toda a vida. Esperamos que vocês, pais, continuem esse trabalho dos catequistas, comprometendo-se com a educação cristã de seus filhos, trazendo-os sempre à missa, instruindo-os na fé e na caridade.
Agradecemos especialmente às crianças! Seres tão pequenos e frágeis, porém, capazes de nos ensinar muito e de transformar nossas vidas. Quem pode ficar indiferente diante da força de seu carinho, de sua ternura, de sua inocência!? Somos melhores com vocês e por vocês! Parabéns pela Primeira Eucaristia! Rezamos para que, ajudados por seus pais, vocês cresçam na vida de fé e dêem sempre o exemplo de verdadeiros cristãos, freqüentando a Santa Missa, servindo a Deus e aos irmãos!

FINAL
Canto Final.
Muito obrigado pela presença e uma boa semana à todos!

21 comentários:

Postar um comentário